Um prato incrivelmente gostoso

risotocamarao

Camarões ao curry

O marido tem algumas paixões no que diz respeito ao verbo cozinhar: uma é o Jamie Oliver e a outra é a Heloísa Bacellar.

A receita original é dela, com frango, do livro favorito Cozinhando para Amigos. Aqui, apresentarei a mesma receita, feita pelo marido, com pequenas adaptações: trocamos frango por camarão e tiramos as ervilhas. Ficou perfeita e deliciosa. Provem!

Preparo

-Esprema o suco de 1 limão tahiti.

-Pique 2 cebolas.

-Rale gengibre suficiente para 1 colher de sopa.

-Tire as sementes e pique ½ ou 1 pimenta dedo de moça, dependendo do seu paladar.

-Lave e pique um punhado de coentro.

-Tempere 1,5 kg de camarões grandes (os maiores que você conseguir pagar), limpos e sem casca, com o suco de limão, 1 ½ colher de chá de cominho e 1 ½ colher de chá de cúrcuma.

Como fazer

-Aqueça um fio de azeite numa frigideira ou panela de fundo grosso, a mais larga que você tiver, para caber muitos camarões de uma vez.

-Em fogo bem alto, grelhe os camarões em quantos lotes for necessário (aqui foram quatro), de modo que sempre haja espaço entre eles na panela, para que não criem líquido. Deixe que fiquem bem dourados de cada lado. Reserve-os numa travessa.

(Obs 1: foram tantos lotes grelhando camarões que o fundo da panela ficou quase preto, obrigando-nos a lavá-la antes de continuar. O normal seria usar esse fundinho, desde que não tão queimado, para emprestar sabor à etapa seguinte)

-Com mais um fio de azeite, coloque na panela ou frigideira 1 ½ colher de sopa de mostarda em grão, a cebola picada e uma pitada de sal.

-Deixe dourar a cebola.

-Acrescente o gengibre ralado e 1 ½ colher de sopa de curry (sempre usamos o Golden Curry Mild S&B, é perfeito).

-Espere perfumar e acrescente 2 bananas nanicas em rodelas.

(Obs 2: como estavam muito maduras, as bananas sumiram no prato pronto, embora tenham dado um sabor ótimo. Na próxima vamos fazer com bananas mais firmes, ou mesmo usar banana prata)

-Adicione 1 garrafinha e meia de leite de coco.

-Coloque um pouco de água numa delas para reaproveitar o restinho e vá acrescentando conforme sentir necessidade de mais líquido na receita.

-Adicione os camarões e mais uma pitada de sal.

Estamos quase lá!

-Acrescente castanhas de caju torradas (no olho), a pimenta vermelha (cuidado!) e o coentro picado.

(Obs 3: Como aqui em casa nem todo mundo ama, colocamos na mesa um potinho com o coentro picado. Quem quiser, põe por cima).

-Sirva com arroz branco (que pode ser incrementado com amêndoas laminadas torradas e ciboulette picada) e chutney de manga (no mesmo livro tem uma receita moleza e ótima).

Por último, lave tudo com o delicioso Torrontés argentino ou chileno. E visite o site Juliano Nóbrega (do marido) que também tem receitas, mas algumas são exclusivas só para mim aqui <3. Saúde!

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedIn