Por que Helena saiu à noite pela primeira vez aos 4 anos

IMG_5853

Helena foi ao Stop Dog. Aos (quase) quatro anos, foi a primeira vez que ela saiu de casa para uma programação noturna (idas ao pronto-socorro excetuadas, diga-se), e por isso também a primeira vez que saiu para jantar fora de casa. Foi também foi seu primeiro hambúrguer. Ufa!

O fato de Helena fazer sua estreia na balada “apenas” aos 4 anos diz muito sobre a importância que eu e Cristina damos a dois aspectos na sua criação: a rotina e o respeito às suas fases de desenvolvimento.

Passados 4 anos, posso testemunhar que valeu a pena resistir, mantendo a rotina da Helena e dando novos passos com cuidado. Mas o assunto já foi motivo de muita frustração e discussão entre nós. Buscamos o bom equilíbrio entre respeitar os momentos dela, sem fazer da casa uma “infantocracia”, mas sempre aparece aquela tentação de carregá-la para programas “de adulto”, ou algo parecido.

Para resumir, atualmente Helena acorda às 6h, almoça às 13h, janta às 19h e dorme às 20h. No almoço, por exemplo, nem sempre foi assim. Começou 11h30 e foi ficando mais tarde. No começo, deixamos de ir muitos almoços familiares ou com amigos porque não dava para levar Helena. Por que não? Porque ela teria que comer antes de todo mundo e porque a hora do almoço era justamente quando ela dormia. Com Helena, rapidamente descobrimos que era altíssimo o preço a pagar por alterar sua rotina de sono. Sabemos que muitos pais se organizam para não perder esses encontros, por exemplo colocando a criança para dormir no carrinho. Não existe certo, existe o que é melhor para cada família. Nossa opção foi essa e, como já afirmei acima, não tenho dúvida de que valeu a pena. O momento chegou. No almoço, Helena já curte restaurantes conosco, aos poucos ampliando seu leque gastronômico.

O horário do jantar traz mais complicadores para casar a programação dela com a nossa. Registro uma enorme vantagem: como Helena dorme no máximo até 20h30, Cristina e eu temos algumas boas horas da noite para curtir a sós. <3 Agora, se não tivermos com quem deixá-la, o jantar tem que obrigatoriamente ser casa. Na maior parte das vezes, uma delícia: pedimos algum delivery gostoso (mesmo em hotéis) ou então o marido vai para a cozinha. Mas a nossa frequência de jantares fora de casa, ainda que para uma simples pizza de domingo à noite, caiu para perto de zero. Agora, no momento certo, respeitando a rotina da Helena, isso também começa a mudar.

O sempre ótimo “Criando bebês”, do dr. Howard Chilton, tem uma frase que guardei para o resto da vida: “resista à tentação de desejar que a próxima fase do seu filho chegue logo”. Quando nos damos conta que, de fato, “passa muito rápido”, faz muito sentido.

E para quem ficou com vontade, os acontecimentos do dia se passaram no Stop Dog na esquina da av. Arapanés com a av. Sabiá, um tradicionalíssimo programa de domingo para moradores de Moema.

Bem vinda à noite, Helena!

Juliano Nóbrega

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedIn